BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL


A drenagem linfática é uma técnica de massagem que auxilia no processo de eliminação de impurezas acumuladas entre as células dos tecidos pela corrente sanguínea.
 
É pelo sistema linfático que percorre o líquido (linfa) incolor e transparente que filtra essas impurezas. Quando há algum problema na circulação linfática, essas impurezas podem ficar "paradas" em determinados pontos do corpo o que pode ocasionar inchaços, espinhas, edemas etc. Nesse caso, após uma avaliação, o especialista pode recomendar a drenagem linfática.
 
A linfa é o líquido responsável pelo "transporte" do excesso de líquidos e toxinas . Esse sistema, é constituído de vasos linfáticos que recolhem e depois filtram líquidos e dejetos que retornam para a circulação sangüínea.
 
A massagem linfática foi criada pelo doutor Emil Vodder na década de 30, como um tratamento a seus pacientes que apresentavam os mais variados sintomas como: gripe, sinusite, renite etc. Esses paciente apresentaram os gânglios do pescoço inchados e duros, executando movimentos da drenagem linfática manual nos gânglios, doutor Emil Vodder identificou melhora significativa nos sintomas citados anteriormente.
 
Edema é o acúmulo de líquido em um espaço existente entre as células de um tecido conhecido como espaço intersticial. Geralmente, o edema diminui a circulação sanguínea prejudicando a nutrição dos tecidos. Dependendo do grau do edema, pode ser utilizada a drenagem manual que pode proporcionar uma rápida diminuição do edema.
 
A drenagem linfática é executada através de movimentos circulares e suaves sobre os pontos onde existe os vasos linfáticos. Quando estimulados, a circulação linfática proporciona a distribuição de líquidos e a movimentação de toxinas em direção aos rins para que sejam eliminadas posteriormente.
 
Geralmente o curso de drenagem linfática prepara o profissional para conhecer sobre o método do doutor Vodder, componentes do sistema linfático, fluxo da linfa, capilares, vasos, fisiologia, indicações, contra-indicações, gânglios linfáticos, celulite, gordura localizada, vias linfáticas, conceitos sobre movimentos de acordo com a área de aplicação da técnica de massagem entre outros conhecimentos.
 
A causa da celulite é o acúmulo de gordura subcutânea que forçam a retração da pele causando a aparência de casca de laranja, a massagem linfática permite amenizar ou diminuir medidas e a celulite eliminando os líquidos retidos em determinados pontos do corpo.
 
Utilizando essa técnica de massagem você está trabalhando com dois recursos do sistema linfático, que seria a captação e evacuação. Os vasos linfáticos facilitam a eliminação de toxinas e o transporte de elementos nutritivos para várias partes do corpo.
 
Atualmente a massagem linfática é uma das técnicas mais procuradas pois atua como um descongestionante eliminando o excesso de líquidos através da circulação linfática e por ativar o sistema imunológico.
 
Os movimentos geralmente executados nessa técnica são suaves, circulares e precisos  através de manobras com as mãos ou por equipamentos eletrônicos.
 
A massagem linfática corporal pode ser indicada por um médico ou especialista, para eliminar o excesso de líquidos ou toxinas e melhorar a oxigenação e nutrição dos tecidos. Após avaliação, pode ser que essa técnica seja indicada no tratamento de:
   


• Celulites;   • Melhora a circulação sanguínea;   • Diminui a retenção de líquidos;   • Tratamento de certos tipos edemas;   • Inchaços;   • Tensão pré-menstrual;   • Sinusite;   • Stress;   • Entre outras aplicações.          
Essa técnica exige o acompanhamento de um especialista portanto, antes de realizar o tratamento através da drenagem linfática, você deve verificar quais são as indicações e contra-indicações e consultar seu médico.

sábado, 13 de agosto de 2011

MASSAGEM RELAXANTE



As técnicas de relaxamento são métodos que auxiliam no repouso físico e psicológico, contribuindo para liberação da tensão muscular e o estresse acumulado no dia-a-dia.
A sessão para relaxar deve ser realizada em um ambiente confortável, silencioso e à meia luz. O paciente deve utilizar uma roupa confortável que não dificulte a circulação para sessão de relaxamento.
O objetivo da técnica é permitir ao seu corpo repor as energias e regressar a um estado de equilíbrio físico e mental. Reduzindo a tensão, automaticamente você está melhorando a sua capacidade de concentração.
Você pode selecionar a melhor a técnica que vai preparar seu corpo e mente para mudar  a forma como ele reage a situações de estresse e mudanças no dia-a-dia.
Resultados para seu corpo utilizando técnicas de relaxamento:
* Aumenta seu autocontrole;
* Diminuição do Cansaço;
* Auxilia no combate as doenças ocasionadas através do estresse;
* Contribui para diminuição de dores musculares;
* Auxilia no combate a insônia;
* Melhora a capacidade de concentração;
* Entre outros benefícios do relaxamento físico e mental.
Técnicas de Relaxamento
Meditação: Utilizar a técnica da meditação significa alcançar uma harmonia\sintonia entre o corpo e a mente, permite aprender como relaxar após uma rotina diária extremamente cansativa envolvendo muitas tarefas e mudanças, auxilia na postura, incentiva a concentração e a disciplina de seus usuários.
O praticante da meditação tem o objetivo de "desconectar-se" do mundo exterior voltando toda sua atenção para seu eu interior, trata-se de uma prática diária que envolve a concentração para manter sua mente "vazia" sem pensamentos do mundo exterior.
Você pode iniciar suas sessões de meditação; durante um período de 30 minutos, e aprender como reduzir a ansiedade, nervosismo, controlar a respiração melhorando a oxigenação dos tecidos.
Respiração profunda: Quando a respiração ocorre de maneira correta e regular, automaticamente você relaxa o corpo e a mente aumentando com isso a sua disposição. A respiração através do diafragma, é típica das crianças, enquanto a maioria dos adultos respiram pelo peito.  Respirar utilizando o diafragma é relaxante, e o adulto pode voltar a aprender caso deseje. Você deve inspirar profundamente, até encher o peito e expandir o diafragma e depois expirar lentamente o ar pela boca.
Relaxamento Muscular Progressivo (Jacobson): Técnica desenvolvida pelo médico americano Jacobson em 1920, foi constatado que a ansiedade gerava tensão muscular e através de estudos foi possível identificar que podemos reduzir a ansiedade aprendendo como relaxar a tensão muscular que consiste na contração muscular seguida de relaxamento, envolve relaxar uma série de músculos de nosso corpo um de cada vez. É uma técnica  antiga mas, os seus resultados são comprovados até hoje por diversos especialistas.

Fique Atento: Antes de realizar uma sessão de relaxamento, você deve verificar quais são os benefícios e contra-indicações da técnica selecionada e consultar um médico para verificar qual o melhor tratamento para o seu caso.
Utilize as técnicas de relaxamento em um ambiente tranqüilo para combater os principais sinais do stress como cansaço, nervosismo, fadiga, ansiedade entre outros.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ultrassom estético


     O ultrassom é usado na estética, para tratamentos de gordura localizada, celulite, pré e pós operatório de cirurgia plástica.
     O ultrassom é um aparelho que emite uma irradiação mecânica de frequencia acima de 20 KHZ. O ultrassom produz 3 tipos de efeitos: térmico, químico e mecânico.


    O efeito térmico provoca aumento da vascularização do tecido e melhora da oxigenação local.
    O efeito químico provoca produção de colágeno e de fibras elásticas melhorando a firmeza da pele.
    O efeito mecânico provoca o aumento da penetração de ativos cosméticos melhorando a performance dos produtos.


     Assim, o uso do ultrassom  ativa o metabolismo celular, melhorando a circulação linfática e o retorno venoso, além de diminuir o tempo de cicatrização, devido ao seu efeito antiinflamatório.
     Melhores efeitos são obtidos quando associados a outras técnicas, como drenagem linfática, endermologia, massagem modeladora e produtos com ativos indicados para cada caso que deve ser muito bem avaliado individualmente, antes de qualquer procedimento.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O QUE É A CELULITE E OS SEUS ESTÁGIOS.


O que é a celulite?






Inicialmente para conhecer o processo de formação da celulite precisamos ser apresentados ao lipócito, que é a célula de gordura. O  lipócito é uma célula que apresenta pequenos vacúolos de gordura distribuídos pelo seu interior. Estes vacúolos são quem recebe o excesso de gordura da alimentação. Com o progressivo aumento da deposição de gordura nos vacúolos, eles vão se aproximando um do outro, e acabam se juntando, aparecendo então um grande vacúolo que ocupa quase toda a célula.
Com a deposição de gordura, a célula toda aumenta de tamanho. O tecido gorduroso que fica embaixo da pele é formado por um grande número de lipócitos. Entre os lipócitos correm os vasos, as artérias que trazem  o sangue, oxigênio e nutrientes e as veias e linfáticos que transportam o sangue e os produtos do metabolismo de volta para a circulação num processo contínuo. A quantidade de lipócitos é diferente nas pessoas com tendência à serem magras, que tem menos e nas pessoas com tendência à serem obesas que tem mais.
No tecido gorduroso existem também as fibras, que separam os  grupos de lipócitos. É por causa das características destas fibras que as mulheres desenvolvem celulite e os homens não. Nas mulheres as fibras são finas e perpendiculares a pele, ligando a pele ao tecido muscular mais  profundo. Nos homens as fibras são mais grossas e se ligam à musculatura de forma oblíqua. Quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso na mulher por causa da acumulação de gordura, este tecido se expande em direção à pele e quando o mesmo acontece no homem, as fibras resistem à expansão em direção à pele e dirigem o tecido gorduroso em direção a profundidade, não aparecendo assim as irregularidades da celulite.
O tecido gorduroso aumentado, comprime as veias e linfáticos passando à existir então um edema (inchaço) que aumenta ainda maiso volume do tecido, piorando o processo de celulite. O hormônio feminino dirige mais gordura para regiões preferenciais como o quadril, e alteram a parede das microveias, piorando mais as condições circulatórias e agravando a celulite, em um ciclo vicioso que agora se inicia, e se não tratado tende à perpetuar. Os estágios de celulite vão acontecendo, desde o estágio I quando existe apenas um aumento de volume das células, com um pequeno edema, até estágios mais avançados, onde ocorre uma completa desorganização do tecido gorduroso com aparecimento de nódulos e depressões (buraquinhos).
 

Os estágios da celulite

A celulite se apresenta em quatro estágios de evolução.
Celulite, tratamento celulite e anti-celuliteCondição Normal
Na condição normal o tecido gorduroso é ricamente irrigado, as células gordurosas são de tamanho e formas normais. Os vasos são eficientes e tem formato normal.
 
Celulite, tratamento celulite e anti-celuliteEstágio 1 da celulite
Acontece um aumento de volume  das células do tecido gorduroso na região afetada ocasionado por acúmulo de gordura dentro da célula. Não existe alteração circulatória e dos tecidos de sustentação, apenas uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso. Não há sinais visíveis na pele e nem dor.
 
Celulite, tratamento celulite e anti-celuliteEstágio II da celulite
As células gordurosas ficam um pouco mais cheias de gordura, e as que ficam na parte mais profunda começam a sofrer o mesmo processo. Já aparece um certo grau de fibrose, que se piorar, começa à formar micronódulos na fase seguinte. O aumento do volume das células provoca alteração circulatória por provocar a compressão das microveias e vasos linfáticos. O sangue e a linfa (líquido aquoso que banha as células)  ficam represados . Ocorre então um maior “inchaço” das células gordurosas e detritos tóxicos, que deveriam ser eliminados, começam a ficar acumulados. Na pele já é possível se observar irregularidades à palpação e ainda não existe dor. 

           

Celulite, tratamento celulite e anti-celuliteEstágio III da celulite
As células continuam aumentando de volume por causa da contínua aquisição de gordura. Ocorre uma desordenação do tecido e aparecimento dos nódulos que apesar de mais profundos, são vistos como irregularidades na superfície da pele, mesmo sem palpação. Começa a existir uma fibrose, que é o endurecimento do tecido de sustentação (onde estão as fibras) e a circulação fica ainda mais comprometida. Pode aparecer os vasinhos e microvarizes. A pele tem o aspecto parecido com "Casca de Laranja". Ocorre a sensação de peso e cansaço nas pernas (Deve-se lembrar que a celulite é basicamente um problema circulatório, e nesse estágio a circulação no tecido gorduroso já está com problemas).

Celulite, tratamento celulite e anti-celuliteEstágio IV da celulite
O inchaço desordenado das células gordurosas é acentuado, o tecido de sustentação se torna mais endurecido (fibroesclerose) e a circulação de retorno está muito comprometida. Nesse estágio, a celulite é dura e a pele fica "lustrosa", cheia de depressões, com aspecto acolchoado. As pernas ficam pesadas, inchadas, doloridas e a sensação de cansaço está freqüentemente presente, mesmo sem esforço. Aparecem os aspectos anteriores já descritos e surgem os "Black Holes", ou "Buracos Negros", que são regiões de circulação diminuída, representando uma coalizão de vários micronódulos em macronódulos e a presença de significativa fibrose.
 
 

Como eliminar a celulite

 
Para combater a celulite ocorre enfrentá-la em diversos modosMenos calorias nocivas, mais exercício e ginástica bem direcionada, uma dieta emagrecedora apropriada para emagrecer ou ficar esbelta e reduzir a celulite
 
E quando a gordura localizada persiste nas coxas, no ventre, nos glúteos ou nos tornozelos, a solução é 

Vibrocell um aperelho que atenua celulite,ingerir muita água,atividade fisíca e boa alimentação.

MASSAGEM MODELADORA...



A massagem modeladora é executada utilizando movimentos rápidos, repetitivos e firmes sobre os tecidos do corpo favorecendo a quebra das células de gordura localizada que são eliminadas pela corrente sanguínea.


Essa técnica de massagem consegue atingir as camadas de tecido com o maior nível de concentração de gordura como por exemplo: a barriga, pernas, braços e cintura. O profissional que aplica a massagem modeladora, utiliza cremes específicos que auxiliam na redução de medidas, combate a gordura, celulite e a flacidez.


O principal objetivo da massagem modeladora é atuar sobre a gordura localizada e melhorar a circulação sanguínea. O especialista nessa técnica massagem, executa movimentos específicos para atenuar a celulite e melhorar a elasticidade da pele.


A causa da flacidez ocorre devido a uma diminuição na produção de fibras de colágeno e elásticas, o resultado dessa diminuição na produção de fibras é a alteração na elasticidade da pele e dos músculos. Segundo pesquisas disponíveis na Internet, a flacidez atingi principalmente as mulheres em locais como pernas, rosto, braços, glúteos, a massagem pode auxiliar no tratamento porém desde que aliada a hábitos de vida saudável como atividade física e uma alimentação balanceada.


A flacidez que é o enfraquecimento da elasticidade da pele e dos músculos, pode ocorrer de forma natural com o passar dos anos ou através de outros fatores como: alimentação incorreta, fumo, obesidade, alterações hormonais, genética, sedentarismo entre outros fatores.


Aliada a hábitos de vida saudável, os movimentos da massagem podem auxiliar no processo de eliminação da gordura localizada que fica acumulada em pontos específicos de nosso corpo, podemos citar como exemplo o acúmulo de gordura na barriga, quadris, braços etc.


A massagem modeladora pode proporcionar outros benefícios como o aumento da circulação sanguínea ajudando a relaxar músculos e o alivio das tensões causadas pelo estresse do dia-a-dia.


Atualmente a estética já faz parte do cotidiano das pessoas e os cuidados  com a estética corporal, facial, capilar e odontológica tem aumentando consideravelmente.


O massagista aplica movimentos sobre os tecidos do corpo com objetivo agilizar o processo de eliminação daquela gordurinha indesejada que está concentrada nas coxas, braços e abdômen através da corrente sanguínea, e posteriormente será eliminada pelo corpo através da urina ou fezes. A seqüência de movimentos com as mãos ou com o auxílio de equipamentos, ajuda no processo de transporte e posterior eliminação das toxinas e impurezas.


Para atingir a camada mais profunda onde está armazenada a gordura, a força executada nos movimentos de pressão, amassamento e deslizamento é maior, dessa maneira o massagista consegue "quebrar" as cadeias de gordura que posteriormente são eliminadas através da corrente sanguínea além de melhorar a oxigenação dos tecidos.


A técnica de massagem modeladora é uma das mais utilizadas em centros estéticos, está em destaque atualmente pois grande parte da população enfrenta a dificuldade em manter o peso através de dietas ou exercícios físicos, os movimentos intensos e repetitivos de massagem provocam a diminuição da área onde está sendo aplicada e auxilia na queima da gordura localizada.


Os movimentos da massagem podem auxiliar na remodelagem do contorno do corpo, da tonificação muscular e na redução de medidas.


Identificamos a celulite principalmente pelo aparecimento de ondulações pelo corpo com aspecto de casca de laranja, a causa desse problema é devido ao acúmulo de gordura subcutânea que forçam a retração da pele.


A massagem modeladora pode proporcionar os seguintes benefícios:


* Celulite:  
Auxilia no combate à celulite, resultado de um distúrbios no metabolismo de líquidos e lipídeos do corpo.
 
   
* Flacidez:  
Atua na falta de tônus muscular ou perda da elasticidade da pele. Diversos motivos podem causar a flacidez podemos citar como exemplo: a falta de atividade física e o aumento ou diminuição considerável do peso.
 
     
* Gordura Localizada:  
 Auxilia no combate à gordura localizada que por fatores  genéticos ou hábitos alimentares faz com que o tecido gorduroso seja acumulado em determinados locais de nosso corpo.
 
   


Milhares de pessoas espalhadas ao redor do mundo estão lutando diariamente para conquistar a boa forma, e a massagem modeladora é uma das técnicas utilizadas para combater a gordurinha indesejada e a celulite a um custo acessível.


Pesquisas disponíveis na Internet informam que dependendo da região do corpo a ser trabalhada é possível perder entre 2 a 5 centímetros das medidas dependendo da técnica que está sendo utilizada. Executada manualmente, a  massagem auxilia a penetração do produto na pele do paciente maximizando os resultados do tratamento.


Outra técnica utilizada é a massagem linfática que tem como principal objetivo retirar o excesso de líquidos e toxinas estimulando o sistema linfático. Pode proporcionar, outros benefícios como estimular o sistema imunológico, regeneração dos tecidos etc.