BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Por dentro do sistema linfático

O sistema linfático, parte importante do sistema imune, filtra o líquido ao redor das células. Quando as pessoas falam de glândulas inchadas no pescoço, na verdade elas estão se referindo aos linfonodos inchados. As áreas em que os linfonodos normalmente podem ser sentidos são: virilha, axilas, parte acima da clavícula (supraclavicular), pescoço (cervical) e parte posterior da cabeça, junto aos cabelos (occipital).

Definição:
Sistema circulatório complexo composto por uma rede de órgãos, linfonodos, ductos e vasos linfáticos que produzem e transportam a linfa dos tecidos para a corrente sangüínea. O sistema linfático é um dos principais componentes do sistema imune do organismo. 
A linfa é um líquido claro, entre o transparente e o branco, composto por quilo (líquido proveniente dos intestinos após a digestão que contém proteínas e gorduras), alguns glóbulos vermelhos e muitos glóbulos brancos, especialmente linfócitos. Os linfócitos são as células que atacam as bactérias no sangue.




Linfonodo
Os linfonodos são nódulos pequenos, moles e em forma de feijão que normalmente não são visíveis nem fáceis de sentir ao tato. Eles são encontrados em grupos por várias partes do corpo, como pescoço, axilas e virilha. Os linfonodos produzem os linfócitos, os monócitos e as células plasmáticas. Além disso, eles também filtram o líquido linfático e eliminam materiais estranhos, como bactérias e células cancerosas. Ao serem detectadas bactérias no líquido linfático, os gânglios aumentam de tamanho à medida que produzem e fornecem uma quantidade extra de glóbulos brancos para ajudar a combater a infecção.


Os órgãos que compõem o sistema linfático são as amígdalas, as adenóides, o baço e o timo.

0 comentários: